A arquitetura é uma das artes mais belas e complexas. Quando bem projetada e executada, ela pode até ajudar no processo de cura de uma doença tão grave como o câncer. Mas como?
É incrível o poder que todo tipo de arte tem de causar sensações, emoções, reações fisiológicas dos mais diversos tipos em seus observadores.
No caso da arquitetura, essa enxurrada de emoções é ainda mais acentuada. Não apenas observamos os espaços com o olhar, mas também podemos tocá-los, ouvi-los e sentir seus perfumes.
É uma explosão de emoções causada pelo acúmulo de quase todos os sentidos que a máquina perfeita do corpo humano consegue sintetizar. E ISSO PODE, SIM, PROPORCIONAR A CURA!
A Arquitetura como um caminho para a cura
Neste ano, em Manchester, UK, foi inaugurada a mais nova unidade do Maggie´s Cancer Center. Projetado pelo escritório Foster + Partners, o espaço tem como objetivo auxiliar, de maneira gratuita, os pacientes de câncer.
O edifício foi projetado com apenas um pavimento, exatamente como as outras casas do bairro, transmitindo a sensação de “lar” para quem o frequenta.
No centro da construção o telhado é mais alto, criando um mezanino que abriga as áreas administrativas. Onde o telhado é mais alto, a luz natural entra em abundância através de claraboias triangulares.
Essas claraboias são estruturadas por vigas treliçadas de madeira leve, MARAVILHOSAS!
As vigas fazem uma divisão entre as diferentes áreas internas, dissolvendo visualmente o edifício entre os jardins ao redor. Os materiais utilizados combinam cores quentes, madeira natural e superfícies texturizadas.
Por todo o centro, o foco está na luz natural, no verde e nas vistas para os jardins (conheça também os jardins do Château de Cheverny, na França).
A extremidade sul do edifício estende-se para abraçar uma estufa, uma celebração de luz e natureza, que oferece um jardim para retiro. Um espaço onde as pessoas se reúnem, realizam trabalhos manuais e usufruem das qualidades terapêuticas da natureza e do ar livre. É um espaço para plantar flores e outras espécies que poderão ser consumidas pelos pacientes, oferecendo a eles uma sensação de propósito de vida justamente no momento em que estão mais vulneráveis.
Palavras do mestre Norman Foster:
“Eu tenho experiência própria do sofrimento de um diagnóstico de câncer. O nosso objetivo em Manchester, a cidade da minha juventude, foi criar um edifício acolhedor, amigável e sem qualquer referência institucional a um hospital ou centro de saúde. Um espaço acolhedor e cheio de luz onde as pessoas podem se reunir, conversar ou simplesmente refletir. É por isso que por todo o edifício tem um foco de luz natural, verdes e vistas; com uma estufa para fornecer flores frescas e uma ênfase nas qualidades terapêuticas da natureza e do ar livre. A estrutura de madeira ajuda a conectar o edifício com o verde do entorno – externamente esta estrutura será parcialmente coberta por vinhas, fazendo com que a arquitetura pareça dissolver-se por entre os jardins”, disse Lord Norman Foster -presidente e fundador da Foster + Partners.

O arquiteto Norman Foster visita e acompanha as obras do Maggie´s Cancer Centre, em Manchester, UK.
Não é à toa que Norman Foster é um dos melhores, mais renomados e mais premiados arquitetos em exercício. Suas obras têm vida e promovem a qualidade de vida. E isso cura!
Parabéns, mestre!
Gostou??? Clique no coraçãozinho para curtir a matéria.
E inscreva-se aqui ao lado para receber nossas novidades em primeira mão! —–>
Até o próximo post!
ALESSANDRA PALMEZAN | JÉSSICA ROSSA | ADRIANO GRONARD
Texto: Alessandra Palmezan
Fontes: www.fosterandpartners.com, www. manchestereveningnews.co.uk, www.marianakalil.com.br
Emocionante… Lindo saber que a arquitetura tem esse poder mágico da cura!
Obrigada! Bem-vinda ao Casa ao Cubo!!!
(CASA}³
great blog!
[…] Conheça outra obra do escritório Foster + Partners que o {CASA)³ publicou aqui no blog em agosto/2016: através de mais um projeto baseado em materiais aconchegantes, LUZ NATURAL e muito verde, o Maggie´s Cancer Center propõe uma ARQUITETURA QUE CURA. […]