Casa Batló

Nosso destaque de hoje é a Casa Batló, célebre obra do renomado arquiteto catalão Antoni Gaudí.

Formas orgânicas dominam o edifício tanto por dentro quanto por fora. A criatividade e a genialidade desse arquiteto podem ser testemunhadas nas fotos a seguir:

CasaAoCubo_Batló_Sebastiean Niedlich

 Note que até as esquadrias adquirem essas formas irregulares, com o uso de vidro colorido. Veja mais sobre vidro colorido em  Cor e reflexo: vidro colorido sem medo de ousar! Imagem: Sebastian Niedlich

O resultado é incrível !! Tanto que é uma das maiores atrações de Barcelona.

A casa  encontra-se na agradável avenida Paseo de la Gracia (Passeig de la Gracia em catalão).

As formas e os materiais da Casa Batló refletem a visão naturalista de Gaudí, que se inspira no ambiente marinho.

Tal inspiração torna-se evidente na predominância do azul marinho e do ocre das rochas. O azul marinho está nítido nos detalhes das cerâmicas, na fachada e nos pátios internos.

De acordo com os historiador catalão Juan José Lahuerta, “o interior do imóvel torna-se um espaço de tranquilidade para o homem que enfrenta as tribulações da cidade e a luta do mundo, numa espécie de gruta sub-marina onde se recolhe, onde encontra um espaço íntimo(….) dentro do ventre materno da terra, da natureza.”

Filosofia e conceito similares encontram-se em outra casa que publicamos há dois meses, a Casa Nautilus no México. A grande riqueza de formas orgânicas e o mesmo resultado de acolhimento da Casa Nautilus podem ser vistos em   Cor e reflexo: vidro colorido sem medo de ousar! . Vimos também a arquitetura e a decoração inspiradas nas formas da natureza na matéria Green Power!

Imagem: Marc Guimerà    Esta é uma fotografia de um monumento declarado no registro de Bens de Interesse Cultural do patrimônio espanhol com o código RI-51-0003815.

Imagem: Marc Guimerà Esta é uma fotografia de um monumento declarado no registro de Bens de Interesse Cultural do patrimônio espanhol com o código RI-51-0003815.

Caquinho em cerâmica colorida

Um dos materias empregados por Gaudí nesta obra, o mosaico de pastilhas coloridas em forma de “caquinho” caiu no gosto de outros arquitetos ao redor do mundo , mesmo após muitas décadas. Temos como exemplo o Parque del Amor, em Lima, Peru, com seu mirante ” à Gaudi” em Brasil + Peru- Alguma Semelhança- parte II.

Batló_CasaAoCubo

Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por Jaume Meneses em http://flickr.com/photos/11198957@N08/1182446947. Ela foi revisada em 1 de outubro de 2011 pelo robô FlickreviewR, que confirmou o licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-sa-2.0.

Nessa incrível fachada frontal, é possível apreciar a composição que Gaudí fez com o “caquinho” de cerâmica que destacamos na foto anterior. Pura arte!

Casa Batló- fachada

Imagem: Antonio RVR ( ARVR–ON/ OFF). Fonte: https://www.flickr.com/photos/32949977@N02/

Até nosso próximo CUBO DAILY!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Visite nossa página no Instagram:https://www.instagram.com/casaaocubo/

Curta nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
0