Já abordamos em outros posts o tema iluminação, para maquiagem, na arquitetura, natural ou festiva… São muitas as  dúvidas, pois a iluminação aparece de diferentes formas e situações.

Percebemos que existe muita dúvida em relação a luz direta, indireta, difusa e em que momento usar cada uma delas. Então neste post, iremos falar um pouco sobre isso com dicas e exemplos para vocês.

Grudadinho no teto ou pendurado…

As vezes, temos um ponto único no teto do ambiente, sem gesso e consequentemente sem possibilidades de distribuição de pontos de luz. Neste caso, as opções são luminárias suspensas(lustres ou pendentes), ou os plafons.

Se o pé direito é baixo ou existe circulação de pessoas próximos a este ponto, o ideal é mesmo algo mais rente ao teto. Atenção às escolhas, pois dependendo do ambiente,você precisa de mais iluminação.

O mais básico é o plafon de tecido em algodão, ele ilumina super bem mesmo sendo pequeno ou médio. Normalmente, tem a opção de 3 ou 4 lâmpadas em uma única peça, sendo a  iluminação difusa .Ou seja, em ambientes em que você precisa de mais luz ele é mega indicado!!

Em diversos formatos, o plafon com tecido elástico é mais descolado.

Em diversos formatos, o plafon com tecido elástico é mais descolado.

 

 

Por exemplo, em um quarto aonde  existe o armário dentro (sem closet separado do ambiente),  ele é muito indicado, pois ilumina de maneira uniforme e abundante. Alias, no closet, ele também é indicado por ser eficiente e não fazer tanta sombra dentro do armário. O plafon de tecido, só não é nada legal em ambientes como a cozinha ou próximos a ela devido à gordura que fica impregnada no tecido.

Outra coisa que é meio óbvia, mas vale lembrar, é que, quanto mais claro o tecido, mais luz passa, ok ? Ou seja, se quer mais luz , use branco ou cru…

O mais básico é esta opção quadrada, nesta cor branca ele ilumina super...

O mais básico é esta opção quadrada, nesta cor branca ele ilumina super…

 

Você também tem a possibilidade de iluminação indireta com o plafon, ou seja aquela que joga a luz para o teto e volta para o ambiente.Sendo assim, não é indicado para tetos escuros ou de madeira, pois ele absorve boa parte da luz.

Normalmente encontrado em vidro, acrílico ou o mais comum o alumínio, são muitos os modelos de plafon indireto. Redobre a atenção para a potencia permitida para cada plafon  e o seu tipo de lâmpada. Isso porque algumas peças  iluminam tanto que é necessária a dimerização e outras não iluminam quase nada devido ao material ou ao forma com que esta luz é projetada.

 

As mesmas dicas acima de tecido e iluminação indireta valem para os pendentes. Abaixo, dois exemplos de tipo de material e luz diferente iluminando mesas.

O material deste pendente é porcelana , não permitindo a passagem de luz difusa ou para cima (indireta). Este exemplo é de luz direta, com luz voltada apenas para a mesa.Destaque garantido!! http://metalarte.com/es/70

O material  e a forma deste pendente  não permite a passagem de luz para cima ou para os lados (difusa ou indireta). Este exemplo é de iluminação direta, com luz voltada apenas para a mesa.Destaque garantido!!
http://metalarte.com/es/70

 

Já neste exemplo, o material (vidro), assim como no tecido, permite a passagem de luz para todos os lados(difusa), garantindo mais luz ao ambiente em geral. http://www.carpyen.com/product.php?id=p204&cc=c3

Já neste exemplo, o material (vidro), assim como no tecido, permite a passagem de luz para todos os lados(difusa), garantindo mais luz ao ambiente em geral.
http://www.carpyen.com/product.php?id=p204&cc=c3

 

Iluminação despojada do no seu teto??

Ele é bonito, estiloso e dá um toque de decoração industrial á sua casa. A partir de um único ponto, você tem a possibilidade de vários spots com lâmpadas e efeitos diferentes ( luz mais aberta ou mais focada).

É indicado para home-theater, sala de estar, circulação, closet, ou locais em que você deseja uma luz mais intimista. Os pontos que devem ser levados em consideração são os seguintes:

-Mesmo colocando vários spots no trilho ( não faça isso), você NÃO terá uma iluminação difusa, como nos exemplos anteriores, ou seja, você continua com FOCOS no ambiente , sendo assim, não indicamos  em situações em que você precisa de uma luz de trabalho por exemplo.

– Cuidado ao direcionar os spots, você pode jogar diretamente para aonde alguém esta sentado, deitado ou direto nos olhos de quem está circulando, trazendo ofuscamento. Coloque os focos para cima, para baixo, para a parede ou direto em objetos que deseja destacar.

 

Trilho para closet, permite direcionar a luz direto para o armário . http://www.flos.com/professional/en/products/spotlights/Belvedere

Trilho para closet, permite direcionar a luz direto para o armário .
http://www.flos.com/professional/en/products/spotlights/Belvedere

 

Luz de Leitura em todas as situações…

Para ler um bom livro, na sala, no quarto ou no escritório, é essencial uma iluminação adequada. Vamos mostrar alguns exemplos de como escolher as melhores luminárias para esta finalidade:

Estas colunas mais baixas são ideais para leitura, permitindo a proximidade da iluminação com o leitor que esta sentado ou deitado.

Neste exemplo de coluna , a cúpula é em vidro branco, o que garante iluminação difusa e confortável. http://www.holtkoetter.com/products/lighting-machines/6515.aspx

Neste exemplo de coluna , a cúpula é em vidro branco, o que garante iluminação difusa e confortável.
http://www.holtkoetter.com/products/lighting-machines/6515.aspx

 

 

 

No home office, porém, para a mesa valem os mesmos tipos de luz que indicamos acima ou seja, difusa ou direcionável.

 

Prefere iluminação de abajur? Neste exemplo, a cúpula em tom bem claro é ótima e não causa ofuscamento. Design luminária e estampa - Jéssica Rossa Foto : Adriano Gronard

Prefere iluminação de abajur? Neste exemplo, a cúpula em tom bem claro é ótima e não causa ofuscamento.
Design luminária e estampa – Jéssica Rossa
Foto : Adriano Gronard

 

Leitura no quarto sem incomodar quem está ao lado… As arandelas flexíveis são ideais para isto, com foco de luz direta ao ponto . O ideal é que o centro da arandela fique a aproximadamente 1,25 metros do piso, dependendo da altura do colchão ou assento da poltrona. Fica a dica!!!

 

 

 

Circulação e efeito!!!

Quando você tem um local de passagem e quer ter um efeito bonito, é legal arandelas com iluminação direta e indireta (para cima e para baixo), elas podem ser alinhadas na horizontal como na foto abaixo ou na vertical.

Quadradinhas, discretas e normalmente em alumínio, estas peças simples vendidas na maioria das lojas de iluminação, é sucesso garantido!! http://panzeri.nohup.it/wp-content/uploads/2015/02/draco-EA-5433pag535.jpg

Quadradinhas, discretas e normalmente em alumínio, estas peças simples vendidas na maioria das lojas de iluminação, é sucesso garantido!!
http://panzeri.nohup.it/wp-content/uploads/2015/02/draco-EA-5433pag535.jpg

Agora se você tem ou quer criar um ponto na parede para uma circulação que precisa de mais iluminação o indicado é a difusa porque joga luz para ambos os lados, como ponto no patamar para subir e descer escadas ela também é legal…

 

Arandela em tecido claro, garante iluminação difusa e eficiente. http://metalarte.com/system/contents/free_images/contents_453_original.jpg?1428482822

Arandela em tecido claro, garante iluminação difusa e eficiente.
http://metalarte.com/system/contents/free_images/contents_453_original.jpg?1428482822

 

O mesmo modelo porem em tecido escuro . Difusa porem, absorve um pouco mais de luz. Ideal para fazer um charme... http://metalarte.com/es/80

O mesmo modelo porem em tecido escuro . Difusa porem, absorve um pouco mais de luz. Ideal para fazer um charme…
http://metalarte.com/es/80

Ás vezes, na circulação, você não tem pontos na parede. Uma luminária de piso como esta na foto abaixo não ocupa muito espaço e só precisa de um cantinho e  uma tomada.  A luz mais baixa,  de maneira indireta  fica bem interessante para uma circulação.

Luminária com efeito de luz indireta . http://www.fabbian.com/en/d75-bijou-2#.WG15Xn1mWUl

Luminária com efeito de luz indireta .
http://www.fabbian.com/en/d75-bijou-2#.WG15Xn1mWUl

 

Gostou das nossas dicas??? Curta e compartilhe!!!

Até o próximo post!!!

Jéssica Rossa/ Adriano Gronard/ Alessandra Palmezan.

Texto: Jéssica Rossa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
0
0