VIDEO MAPPING: mesmo sem saber exatamente do quê se trata, com certeza você já vivenciou esta experiência impressionante. Se não “ao vivo”, pela TV ou em vídeos na internet.

Imagem: Antonio Bronic – Reuters
Estas imagens circularam o mundo nos últimos meses, principalmente durante a Olimpíada Rio 2016. Com uma cenografia super simples, que consistia basicamente em uma “tela” que cobria o gramado do Maracanã, um palco com caixas sobrepostas umas às outras e fitas presas à cobertura do estádio (além dos incríveis produtores, bailarinos, ritmistas, técnicos e voluntários, claro), nós realizamos um dos mais emocionantes espetáculos jamais vistos pela humanidade!
Como isso foi possível? A resposta está neste post.

Imagem: Antonio Bronic – Reuters

Imagem – ellenmelloblog.blogspot.com.br

Imagem Adrees Latif – Reuters

Imagem NBC

Imagem Daniel Marenco – Agencia O Globo

Imagem Issei Kato – Reuters

Imagem Daniel Marenco Agencia O Globo

Imagem Eduardo Knapp – Folhapress

Imagem Fabrice Coffrini – Getty Images

Imagem – www.vitessevm.com.br

Imagem – www.vitessevm.com.br

Imagem – www.vitessevm.com.br
Relembre, com este vídeo de melhores momentos, a GRANDE EMOÇÃO que foi este magnífico espetáculo:
Video Mapping ou
Mapeamento de Vídeo
É uma complexa tecnologia que permite utilizar qualquer arquitetura como uma grande tela de projeção, encaixando-se perfeitamente em cada aresta, em cada janela, em cada coluna, degrau ou onde mais o artista quiser mapear.
Ao invés de utilizar-se de uma tela plana, esta técnica se apropria de estruturas físicas para acontecer. Ela permite “pintar” edifícios, monumentos, pontes, estátuas, cenários…
Pode-se dizer que há uma reconstrução do espaço real existente através da adição de espaço virtual. Com esta técnica os artistas podem criar dimensões extras, ilusões de ótica e noções de movimento em objetos estáticos.
Vamos tomar como exemplo o Video Mapping feito pela Fluxus para a comemoração dos 2.000 anos da Ponte di Tiberio, em Rimini, na Itália.
Observemos a ponte como ela é atualmente:

Ponte Di Tiberio atualmente – Imagem: Alessandra Palmezan
Primeiro é realizado um mapeamento da superfície que servirá como “tela”. Depois, define-se onde ficarão localizados os projetores. Com o auxílio de softwares específicos, os artistas criam suas obras que serão projetadas. Levando em consideração toda a sua tridimensionalidade, essas projeções transformarão os objetos em obras de arte vivas e dinâmicas.

Ponte di Tiberio – Desenho Técnico – Imagem: seidiriminise.it

Video Mapping Tutorial – Imagem: Print Screen VJFIT
Todo o diferencial estará na criatividade do artista. Contar uma história, criar luzes e movimentos e fazê-los dançar ao som da música…
É um artesanato digital.

Ponte di Tiberio – projeção…

Ponte di Tiberio – projeção…

Ponte di Tiberio – projeção…

Ponte di Tiberio – projeção…
É muito comum a combinação de som e vídeo. Tanto que esta técnica é muito utilizada pelos DJs mais top do planeta!
Confira o vídeo dessa Projeção Mapeada
É simplesmente INCRÍVEL o que acontece!!! A ponte parece criar vida para contar a sua própria história, desde sua construção há mais de 2.000 anos até a atualidade, distorcendo-se, multiplicando-se e dançando ao ritmo da música:
Esperamos que vocês tenham curtido este post.
Agora sabemos como unir monumentos históricos e tecnologia para criar efeitos audiovisuais LACRADORES!
ALESSANDRA PALMEZAN | JÉSSICA ROSSA | ADRIANO GRONARD
Texto: Alessandra Palmezan.